segunda-feira, 16 de novembro de 2015

702, um apartamento laico

Um estado laico é oficialmente imparcial em relação às questões religiosas, não se opondo a nenhuma crença. Assim é esse apartamento do sétimo andar, onde judeus não praticantes convivem com protestantes, ateus, cristãos, seguidores da doutrina japonesa Perfect Liberty e quem mais chegar. Infelizmente não contamos com moradores ou habitués hindus, siques ou muçulmanos. Mas, como bons cariocas que somos, acendemos de bom grado uma vela para os santos do Candomblé e jogamos flores na virada do ano para Yemanjá.

Foi nesse território democrático religioso que contratamos uma diarista testemunha de Jeová. Glaucia tem vários atributos: passa roupa bem, não desgosta de cachorros e exprime-se em um português corretíssimo, sendo inclusive tão crítica que lhe causa aflição escutar frases em que o locutor – usuário do português – ignora o plural dos verbos quando mais de um sujeito participa da ação. 

Acontece que aqui também trabalha Gabriela Graciosa da Fonseca, que foi ativa participante da Marcha das Vadias, que não é uma religião, mas é???? Ih, não sei explicar direito. Bem, Graciosa adora botar lenha na fogueira e, talvez por isso, perca vários minutos do seu dia criando apelidos, como o que veio a receber a obra Wall Clound produzida com câmaras de ar de pneus. Um detalhe de Wall Cloud seria usado na capa do material educativo em Minas, quando foi instaurada a dúvida, semeado o pomo de discórdia: não podemos escolher essa imagem porque parecem perus. Perus? Como assim? É, parecem pênis! Aí um grupo se reuniu para debater o assunto, dividindo-se em um Fla x Flu. Metade da torcida levantando a bandeira do salame e a outra metade do Maracanã, em questão, defendendo um ponto de vista oposto, mas complementar: que não eram pintos, o close da obra lembrava a genitália feminina. E havia aqueles, que como eu, afirmavam que todo mundo só pensa naquilo, porque eram apenas pneus. Venceu a bancada da tradição e dos bons costumes, e a obra saiu da capa, sendo gentilmente conduzida para uma posição menos visada, no interior da peça gráfica. Mas Graciosa, que já teve sua foto de perfil do Facebook com uma calcinha na cara, não ia deixar barato... Ela imediatamente apelidou Wall Cloud de Piruetas, um casamento de perus + bucetas.

Bem, mas tudo isso foi para chegar ao caso que vem a seguir. Inaugurou a exposição Picasso e a Modernidade Espanhola. Grande sucesso de público e crítica. Junto com as pinturas a óleo cubistas, vieram esboços produzidos para a monumental Guernica. Decidimos fazer uma réplica tridimensional em isopor da Cabeça de cavalo para que os visitantes cegos pudessem perceber o desespero representado na língua pontuda e na boca escancarada do animal. Eu iria para a inauguração em São Paulo e levaria comigo a escultura em isopor.

No corre-corre do meu dia, não tinha tido tempo de fazer as unhas, o que é uma displicência quando se tem uma festa. Por sorte, Glaucia tem mais uma qualidade que ainda não mencionei: ela é boa manicure, faz até unhas decoradas com pequenos desenhos, de modo que me aproveitei desse seu dote. Estávamos nós na seguinte posição: eu, com a mão estendida sob seus cuidados; ela, tirando minhas cutículas com o alicate. Felizmente não sou homem, Glaucia não é barbeiro, e seu instrumento cortante não era uma navalha na minha garganta. Nessa justa hora, Graciosa resolveu lembrar-me de pôr na mala a escultura e não resistiu à tentação de usar o nome em espanhol: Pega o Boceto do Cavalo! – ela disse. Nossa funcionária – testemunha de Jeová – teve um choque, não anafilático, mas sim auditivo, soltou um grito escandalizado, e eu quase fiquei sem um dedo.




3 comentários:

  1. sobre o não desdito: dei uma olhadela e me senti na mesa ouvindo suas conversas! seguirei lendo, me divertindo e pintando o meu imaginário. (sua casa, vivências e memórias: um celeiro de absurdos possíveis!) ;)

    ResponderExcluir
  2. Cabeza de Cavallo - Boceto para Guernica rs

    ResponderExcluir
  3. E recentemente, Graciosa nos deu a graça de mais um apelido: siririquinha, de Iberê Camargo! Hahahaha

    ResponderExcluir